Início

Classificação

Tabela

Penarol-AM

Cuiabá-MT

Plácido de Castro-AC

Vila Aurora-MT

Nacional-AM

Sampaio Corrêa-AM

São Raimundo-PA

Independente-PA

Comercial-Pi

Trem-AP

Santa Cruz-RN

Santa Cruz-PE

Guarany-CE

Alegrim-RN

Porto-PE

Treze-PB

Coruripe-AL

Bahia De Feira-BA

River Plate-SE

Vitória da Conquista-BA

Imtubiara-GO

Tupi F.C

Gama-DF

Anapolina

Tocantinópolis

Vila Nova-MG

Volta Redonda

Sendas

Formosa-DF

São Matheus-ES

Mirassol

Oeste-SP

Cene-MS

Operário-PR

Cêramica-RS

Juventude-RS

Cianorte-PR

Cianorte-PR Fotos

Metropolitano-RS

Brusque-SC

Cruzeiro-RS

Contatos

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese






Total de visitas: 22337
 
Cianorte-PR

O Cianorte Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Cianorte, no estado do Paraná.

O Cianorte herdou, em 2002, as cores verde e branco do extinto Cianorte Esporte Clube, criado em 1993. Com a volta à primeira divisão, entretanto, a diretoria optou por mudar o visual. No final de 2003, o azul, o vermelho e o branco tomaram a bandeira e o uniforme do "Leão do Vale", por serem as cores da bandeira da cidade.

Manda jogos no Estádio Municipal Olímpico Albino Turbay, com capacidade para 1.700 espectadores.

História

Pioneiro: CAFE - Cianorte Assessoria Física e Educativa

O primeiro time de futebol de Cianorte foi o Café. O nome não apenas referia-se apenas à cultura cafeeira: era uma sigla de Cianorte Assessoria Física e Educativa. Sua fundação ocorreu em 1958, três anos após o ex-distrito de Peabiru ser emancipado. O Café disputou o Campeonato Paranaense de Futebol em 1965, 1969, 1970 e 1972, quando foi rebaixado. A queda para a segunda divisão revoltou o jogador Rubens, que pôs fogo na sede social do clube, causando o encerramento das atividades da equipe.

Retorno: Cianorte Esporte Clube

Mais de duas décadas se passaram até que o futebol profissional retornasse à cidade do Noroeste do estado, hoje com cinquenta mil habitantes. Em 1993, surgiu o Cianorte Esporte Clube. O alviverde, que nunca disputou a primeira divisão, deu lugar em 2002 ao Cianorte Futebol Clube.

Enfim, surge o Leão do Vale

Em 2003, com o segundo lugar no Campeonato Paranaense da Série A-1, a Segunda Divisão, ganhou vaga para a Série Ouro. O jogo que colocou Cianorte na primeira divisão após 21 anos foi memorável. O gol da vitória sobre o Dois Vizinhos, por 1 x 0, aconteceu somente aos 48 minutos do segundo tempo, depois que o atacante Barbieri cobrou uma falta. O gol de Barbieri foi um dos últimos do Cianorte Futebol Clube com o uniforme verde e branco. No final de 2003, as cores do Leão do Vale foram mudadas para azul, vermelho e branco.

Estreando entre os grandes do futebol paranaense, o Cianorte fez bonito em 2004: ficou em terceiro lugar no Campeonato Paranaense de Futebol de 2004, atrás somente do campeão Coritiba e do vice Atlético. A colocação valeu ao Leão do Vale o simbólico título de "Campeão do Interior" e uma vaga na Copa do Brasil de Futebol de 2005.

A vitória histórica sobre o Corinthians

Um dos maiores feitos da história do Cianorte, que projetou o clube nacionalmente, foi a vitória sobre o Corinthians no primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil de 2005, chamado 'jogo de ida', onde recebeu o time paulista e venceu pela contagem expressiva de 3 a 0. O feito foi muito valorizado, pois o Timão formara uma grande equipe para aquela temporada, chegando ao título do Brasileirão daquele ano, com jogadores de expressão como Fábio Costa, Tevez, Roger, Carlos Alberto, Nilmar, Gustavo Nery e Mascherano. Porém, o Cianorte, que na oportunidade era dirigido por Caio Júnior, não resistiu à pressão, e, no jogo de volta, em São Paulo, foi goleado pelo clube paulista por 5 a 1, sendo assim eliminado do torneio na soma dos placares.

Títulos

Campeão Paranaense de Interior 2011

Campanha em destaque

Estaduais